Comandos Basicos - Senta

Senta!

Provavelmente o melhor comando para se começar a ensinar a sério. Ensiná-lo a sentar-se é muito útil em várias ocasiões, e também muito engraçado. O seu animal já se deve sentar sozinho, mas não se irá sentar quando você manda (enquanto não o ensinar, claro). Existem várias maneiras de ensiná-lo a se sentar, mas apenas as mais faceis vão ser discutidas.

Comece por chamar o seu cão, para que ele possa virar toda a sua atenção para si. Se ele estiver a brincar ou a comer, vai ser um pouco dificil. Tente fazer com que ele venha até si, já que ditar ordens de longe não é muito prático enquanto o animal não estiver treinado.
    • O método sonoro
      Este método é recomendado para todos os donos com cães mansos, e para quem não gosta de ser duro com o seu animal. Existem alguns animais que são rebeldes demais, e este método pode não funcionar na melhor maneira.

      Ensinar cães: sentaEste método baseia-se em insentivar o animal a sentar-se a troco de algo (pelo menos no inicio). No final, ele irá perceber que é isso que o dono quer, e irá sentar-se para fazer o fazer feliz.

      Se tiver a atenção do animal focada em si, invente um som qualquer (assobie rápidamente, um grito à Sargento, bate palmas uma ou duas vezes, etc), e dei-lhe um biscoito, ou qualquer doce que ele goste (cuidado com o que dá de comer ao seu cão, já que existe muitos alimentos toxicos). Faça isto várias vezes, até que ele perceba que o som que você está a executar quer dizer que vem aí um doce.

      Quando vir que ele já percebeu a ideia, pare de fazer isto, e comece a ensiná-lo a sentar. Para isso, faça o tal som, e levante um biscoito (por exemplo) alto o suficiente, e após algumas tentativas, ele irá começar a sentar-se para ver o doce lá no alto (por exemplo ao nivel do seu peito). Lembre-se que ele tem que ver a si e ao biscoito. Dei-lhe o biscoito quando ele sentar-se. Neste momento, ele percebe que se ele sentar-se e você tiver um biscoito (já não é necessário fazer o som para que ele se sente), então ele será recompensado. É claro que é muito chato estar sempre com um biscoito só para ele se sentar durante breves instantes, e é por isso que vai ter de ensiná-lo a obedecer à sua ordem, sem ser necessário um doce ou executar o som. Vá repetindo o passo anterior até que ele se sente sempre que tiver um doce ao nivel do peito (por exemplo).

      Agora, continue a repetir o passo anterior, mas quando ver que ele se vai sentar, diga “Senta!” (antes que ele se sente por completo), com uma voz clara e firme. Apontar também ajuda. Repita isto muitas vezes, e lembre-se que vai demorar algum tempo até ele perceber que quando diz “Senta!”, você está a pedi-lo para ele se sentar.

      Após muitas tentativas, vá experimentando fazê-lo sentar-se dizendo “Senta!” e depois meta o doce no seu peito, mas não o dê mesmo que ele se sente, para que se habitue. Faça-lhe só uma festa (o animal também pode fartar-se dos biscoitos que você dá) de vez em quando e após algum tempo, já nem vai ser necessário pôr um biscoito no peito.

    • O método da força

      Este método é apenas recomendado aos donos cujos cães são bastante rebeldes e agressivos, já que este método de treino não só treina, como também impõe alguma disciplina ao animal. Se nunca treinou um animal, então não use este método. Também não abuse muito deste método, já que o cão passado algum tempo pode começar a odiar a coleira / trela, e até ao dono, o que o leva a atacar pessoas em casos extremos (incluindo você).

      Este método baseia-se em forçar o animal a sentar-se. Isso faz-lhe perceber que o que você pretende é que ele esteja nessa posição quando a order é proferida. Muito provavelmente só se vai sentar porque tem medo que o dono continue a aplicar-lhe força, ou que simplesmente é o melhor para ele (medo).

      Primeiro diga “Senta!” e depois com as suas mãos, force o animal a sentar-se. Para isso, agarre na cauda e puxe para baixo, enquanto com a outra mão empurre o peito para cima, forçando assim o animal a sentar-se. Após várias tentativas, ele vai perceber que quando diz “Senta!”, quer dizer que é para ficar nessa posição. Lembre-se de lhe agradecer nas primeiras vezes que ele se senta sem a sua ajuda.

      Também existem coleiras de força que servem para deixar o animal num mau estar, se este não obedecer ao dono (o que também ajuda neste tipo de treino). A coleira (com a sua ajuda) força o animal a sentar-se, e se ele tentar levantar-se, a coleira aperta-lhe o pescoço (não o sufoca, mas fica apertado o suficiente para que ele não goste). Não se recomenda usar a coleira de força, a não ser que o animal já seja adulto e tenha ficado agressivo ou bastante desobediente.

      Este treino, se aplicado por completo, é muito duro, e há animais que não aguentam. Vá com calma e não cause dor ao seu companheiro.


 

Condições de uso