Ensinar o seu cão - Introdução

Introdução e dicas antes de começar

Ensinar estes animais de quatro patas a serem obedientes a si pode ser muito divertido, mas por vezes fustrante. 90% depende do seu cão, e 10% depende de si. Se for você que estiver a treinar o animal, então siga estas instruções basicas. Lembre-se que é preciso paciência e tempo, mas os resultados de um bom treino compensam todo o tempo que você gastou com o seu animal.

Antes de mais, você tem que saber os basicos. Não pense que vai por o seu animal a fazer piruetas de um dia para o outro. Contente-se com um “Senta!” e um “Deita!”. De onde veio o animal não interessa. Mesmo que o tenha trazido da China, não quer dizer que terá de falar Chinês para ele. O que ele entende é que a palavra (por exemplo, banana) quererá dizer que o seu dono quer que ele se sente.Ensinar o seu cão

As palavras usadas são tão importantes como a atenção

Quando você dá uma ordem ao animal, primeiro tem que dizer o nome dele, para ele saber que está a falar-lhe, e assim ele vai virar toda a sua atenção para si (por um breve momento). Isto será facil se for um cão que já saiba o seu nome, e que olhe espontaneamente para si logo quando o chama. Se ele estiver focado em sim, não é necessario repetir o nome. Lembre-se que os cães distraem-se muito facilmente, por isso não o chame e fique a olhar para ele como não quisesse nada, senão ele começa a ignorá-lo.

Todas as ordens que dá ao seu cão têm de ser com uma voz alta e firme, mas não agressiva. Se chamá-lo com calma, ele vai pensar que é para brincadeira, e muito provavelmente não o irá obedecer (a não ser que já tenha algum treino). No fim, quando o seu cão souber todos os comandos, você terá que ter algum cuidado em usar algumas palavras no seu dia a dia. Por exemplo, se o seu animal souber que “Deita” quer dizer para ele deitar-se, então se disser essa palavra (mesmo quando não está a falar com ele) e ele ouvir, muito provavelmente ele se vai deitar.

Outra maneira de atrair a atenção do seu amigo canino no inicio é ter um osso ou brinquedo à mão, já que quando eles são pequenos, não percebem que se chamam Joaquim.

Cuidado com o nome que escolhe

Tenha cuidado com o nome que dá ao seu animal. O nome do animal tem se ser curto e de facil compreensão. Bobby é um nome facil para o animal perceber, enquanto Joaquim Manuel de Oliveira Terceiro é longo demais, e será bastante mais dificil de ensinar o que seja. Se você der um nome vulgar que é discutido frequêntemente por si, o animal pode pensar que você o está a chamar (por exemplo, se lhe der o nome de um clube, e estiver constantemente a falar desse mesmo clube, então provavelmente o seu animal estará constantemente a olhar para si, pensando que você está a falar com ele)


   

Condições de uso