Ensinar o seu cão - Introdução 2

Respeito mutuo

O respeito também é muito importante. Se respeitar o seu animal e mostrar quem manda, então será muito mais facil dar-lhe uma ordem, já que ele o respeitará também. Olhe-o sempre nos olhos mas sem um ar ameaçador, porque o que você pretende não é meter medo ou provocá-lo. Isto também depende do animal. Você tem que ser mais serevo com certos cães (como o Rottweiler), mas há animais muito sensiveis que não reagem tão bem a raspanetes e sermões.

Aponte

Ensinar CãesApontar para o animal também ajuda (depende do comando), já que faz com que seja mais firme na sua ordem, e o animal foca a sua atenção com mais facilidade. Se você apontar com agressividade, ele pode pensar que você lhe está a dar um raspanete, o que não ajuda em nada. Simplesmente aponte rápidamente, com rapidez e firmeza quando estiver a chamá-lo, e aponte quando estiver a ditar uma order apenas quando necessário (para não ser muito duro com ele. Isto só é necessario se o seu animal estiver a ser desobidiente e já tiver um pouco de treino).

 Recompense, e será recompensado

Lembre-se que enquanto estiver a treinar o seu animal, recompense-o por fazer uma coisa bem feita. Ele assim vai perceber que é isso que você pretende. Pode recompensá-lo com uma festa, coçar-lhe qualquer parte do corpo que o seu animal goste de ser coçado (normalmente eles adoram que lhes coce atrás da orelha), ou dando-lhe um biscoito de cão. Mas não esteja constantemente a recompensá-lo, senão ele fica com a impressão que não vale a pena estar a fazer o que você manda se não o recompensar, o que o faz tornar desobediente (se mimar uma criança demais, ela torna-se mimada).

Vá com calma


Não seja muito duro com ele no inicio, e vá tentando. Mas não tente constantemente, porque o seu companheiro tem que descansar, e ele também tem a sua vida. Meia hora é mais do que suficiente para treinar.

Se seguir estas dicas com rigor, então você vai fazer do seu cão um artista em três tempos.


   

Condições de uso